3 de mai. de 2011

MIDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO AVANÇADO VANTAGENS, DESVANTAGENS E RESPONSABILIDADES DA AUTORIA >>WEB E POSSIBILIDADES DE USO NA EDUCACÃO

>>> WEB E EDUCACÃO   


VANTAGENS, DESVANTAGENS E RESPONSABILIDADES DA AUTORIA

        Iniciaria afirmando que as possibilidades de utilização, após o surgimento das tecnologias, são muitas e que, a partir delas surgiu um novo cenário e partindo disto a utilização da WEB na EDUCACÃO é de fundamental importância, pois além de contribuir essencialmente para que os professores e alunos serem produtores e divulgadores de suas pesquisas, trabalhos e projetos.
          Penso que podemos perfeitamente nos relacionar com as tecnologias a partir dos aspectos que apontei acima, ou seja, diante deste novo cenário, procuro estar perfeitamente sincronizado com as tecnologias, considerá-las e utilizá-las, não somente em meu trabalho fora da escola, trabalho este mais técnico, burocrático, de pesquisa dentre outras coisas, utilizo muito em meu trabalho na escola, usando o laboratório de informática, tendo como referencia muito grande o blog que criei neste curso: http://www.filosofiaemidias.blogspot.com/ ,  onde tenho disponibilizado nele muitos livros que contribuam no processo ensino-aprendizagem e também para ampliar a cultura. Procuro utilizar disponibilizando atividades na perspectiva de contribuir no desafio de tornar a busca do conhecimento prazerosa. Podemos encontrar nele, algumas elaborações, links, sites inclusive com atividades lúdicas, nos mais variados componentes curriculares. 
       Utilizo também o Wiki, criado em uma das atividades, também deste curso, para postar atividades, dentre outras, para disponibilizar textos, materiais de estudo e aprofundamento do trabalho pedagógico, elaboração de planos de estudo, entre outros, desenvolvido com os educadores da Escola Prestes Guimarães, veja:http://programaseducativos.wiki.zoho.com/  , ou mais especificamente:   http://programaseducativos.wiki.zoho.com/FUNDAMENTOS-PARA-PLANOS-DE-ESTUDO-ESCOLA-PRESTES-GUIMARÃES.html   possibilitando um intercambio maior, troca de informações, onde a questão da autoria deixa de ser meramente individual, para apontar para um processo de construção coletiva.
       A questão da autoria é algo muito importante, mas que não podemos ficar somente valorizando a concepção que reforça a lógica da concentração do capital. Temos sim que apontar para a lógica da construção e socialização dos conhecimentos de forma mais justa. Sabemos que desencadear este processo, em uma sociedade gerida pelo capital, não é algo tão simples, exigindo uma dedicação, um esforço muito grande, para apontar outras possibilidades, que já estão sendo postas em pratica por alguns pensadores, por exemplo, Ladislau Dowbor, veja no link: http://dowbor.org/, que disponibiliza online suas produções. Basta verificarmos o que ele mesmo afirma a respeito, lendo em seu site.
         Penso ser isso algo realmente revolucionário, mas ao mesmo tempo algo difícil de acontecer. Pensarão, questionarão outros ou mesmo nós: O que estará querendo com isso?  Questionamentos, desconstituições, etc... ‘a parte, o que importa, e é o que nos interessa é que podemos ver que são possíveis outras praticas com relação à construção e socialização do conhecimento. O importante é que o conhecimento seja elaborado e junto com isto seja feita uma socialização, a mais justa e equânime possível.        
         Acredito ser este o papel determinante do educador comprometido com o processo de transformação do contexto e de construção de outra sociedade.

Para meus filhos queridos, Emanuelle e Gabriel.

Fundo Fundo, 06/05/2011
Onesio Primo Longhi

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