6 de mai. de 2011

DIREITOS AUTORAIS, CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. É POSSIVEL?

DIREITOS AUTORAIS, CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
É POSSIVEL?

Acredito que ao utilizar textos, livros, sínteses, teses, monografias, materiais disponibilizados na internet, bem como qualquer outro conhecimento  elaborado, é importante se fazer referência aos autores é importante, primeiramente pelo respeito e esforço dispensado nesta atividade, importantíssima, que é a elaboração de quem sabe, novas propostas, novas maneiras de pensar e agir, por essas razões entendo que  o autor deve ter os direitos autorais garantidos. No entanto considero também que todas as elaborações teóricas, cientificas, sejam elas de qualquer gênero tem uma função social a cumprir, ou seja, deve obrigatoriamente ser disponibilizada a todos.    
Importante chamar a atenção aos alunos para este aspecto, pelo fato de que esta pode ser uma das maneiras de desperta-los, desafiá-los e desperta-los para a valorização destes conhecimentos e que os mesmos sejam capacitados também a construí-los individualmente e coletivamente.
Em minhas atividades como educador, busco sempre, destacar a questão do respeito aos direitos autorais sim, pelo fato de que o autor fez um esforço em sua elaboração, o mínimo é que esse esforço seja respeitado e considerado.
Uma maneira para despertar os educandos para isso é desafiando-os a elaborarem um texto, escrever sobre um determinado assunto, e após questionar se gostariam que esse texto fosse utilizado sem fazer referencia ao seu autor.
A criatividade na elaboração do conhecimento é fundamental, pois isso pode caracterizar cada autor, o contexto no qual está inserido, dando-lhe maior direito de propriedade, entendida não na lógica do capital, propriedade individual, mas sim como propriedade coletiva.
O direito a informação e ao processo de formação educacional integral, podem ser considerados, por alguns, preponderantes ao direito autoral, de propriedade privada, geralmente apresentada na perspectiva e na lógica do capital, do lucro, da dominação, da exploração outros consideram isto como uma verdade absoluta. Onde estará o meio termo disto?
A potencialidade e a facilidade de utilização das mídias são enormes, e por essa razão devemos estimular a autoria na elaboração dos trabalhos, desafiando-os a postarem na internet, capacitando-os e tornando-os conscientes, responsáveis por suas produções. Penso que a internet, as mídias são fundamentais para isso.
A formação dos educandos, realmente é um desafio a ser enfrentado com capacitação e formação eficiente e atualizado, começando pelos educadores, na perspectiva de responder as grandes questões, como: prepará-los para a vida, para o mercado de trabalho, desenvolver o senso crítico, a responsabilidade, comportamentos éticos, despertar para o espírito de equipe, o respeito mútuo, a responsabilidade. As tecnologias têm muito a contribuir neste processo, apontando para a reflexão e para a possibilidade de construção e o resgate de questões fundamentais: os valores, de modo especial o respeito e valorização da VIDA.
 Os blogs são uma ferramenta pedagógica, que nos possibilita uma melhor e maior interação com os nossos educandos, proporcionando maior envolvimento, comprometimento, participação e cooperação. 
Acredito que devemos estimular o aluno para a autoria através da utilização das tecnologias, contribuindo na superação da prática bancaria da educação e apontando para uma postura ativa, a partir do processo educativo. Penso que esta seja a verdadeira função do educador, contribuindo para a constituição de sujeitos da História.

Fundo Fundo, 06/05/2011
Onesio Primo Longhi

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