25 de abr. de 2011

MIDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO AVANÇADO - MÓDULO METODOLOGIA APLICADA (PROJETO DE PESQUISA) *NORMAS ABNT

>>> CONTEÚDO >MÓDULO METODOLIGIA APLICADA
>>> COMO FAZER PROJETO DE PESQUISA (NORMAS, EXEMPLO)


PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM

Diante dos questionamentos na perspectiva de responder sobre os “princípios de aprendizagem’’, acredito que a questão da clareza mental é fundamental, determinante, ou seja, se o educando tiver clareza de objetivos, da importância da educação em sua vida, tendo motivação e apoio dos familiares, amigos, colegas, educador, o processo de formação de cidadãos, estará praticamente resolvido em grande parte, haverá criatividade não só da parte do educando, mas também da parte do educador, a interdisciplinaridade acontecerá com uma facilidade maior, onde a criatividade será também um ingrediente importantíssimo no processo de aprendizagem, tudo isso contribuindo para uma maior e efetiva participação dos sujeitos envolvidos.
Sabemos que a questão do aprender, não é algo que é fácil de ser respondido, compreendido, pois não é tão simples saber o que é aprender, ou definir-mos até vai o aprender, aparece aqui os vários níveis de aprendizagem. O conceito aprender envolve uma gama enorme de aspectos, que variam de acordo a cultura, contexto, sociedade, etc...
O conceito, ou quem sabe melhor dizendo o processo de construção do conhecimento, a mim parece, é bem mais completo do que simplesmente se afirmar aprender. No processo de construção do conhecimento o aprender já está contemplado, podendo-se entender não como algo pronto, mas que algo foi aprendido, mas que algo ou muito se necessita aprender.
No processo de aprendizagem devem ser considerados como fundamentais os aspectos: físicos, emocionais, intelectuais, sociais, familiares, relacionais..., pois quando estes aspectos estiverem estabelecidos minimamente, a aprendizagem ocorrerá diferentemente se estivermos cansados, com fome, estressados, angustiados.  Sabemos perfeitamente como será diferente a aprendizagem, se considerarmos estas situações e ai destacamos o importante papel do educador, o qual sempre deverá levar em consideração estes aspectos com uma seriedade muito grande, desencadeando um processo, sempre mais prazeroso e produtivo.
Os meios, as ferramentas também têm um papel muito grande a contribuir, em nosso caso as tecnologias, que todos sabemos da sua importância.  
Passo Fundo, 25/04/2011
Onesio Primo Longhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário