18 de abr. de 2011

MIDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO AVANÇADO >>>Módulo de Convergência de Mídias

Objetivos:


·  Abordar os conceitos emergentes sobre comunicação, mobilidade e convergência de mídias, contribuindo com a compreensão das diferentes possibilidades de uso pedagógico, favorecendo a reconstrução da prática;
·  Discutir as implicações envolvidas no processo de ensino e aprendizagem;
·  Contribuir para a criação de condições que despertem nos profissionais a motivação para o uso integrado das mídias e tecnologias em suas práticas;
·  Compreender os papéis dos alunos, professores e demais envolvidos na comunidade escolar como autores e interlocutores.

Reflexão a respeito da seguintes questões:

- Ao usar referências de outros autores encontradas na Internet na elaboração de materiais para distribuir entre seus alunos como de apoio às suas aulas você se preocupa com a questão dos direitos autorais?
- Você analisa com seus alunos o respeito aos direitos autorais?
- Você acha que o direito de propriedade tolhe a criatividade?
- Você acha que o direito à informação e à educação deveria se sobrepor ao direito de  propriedade?
- Diante das potencialidades das mídias e das facilidades para se produzir textos, vídeos, narrativas, imagens etc. Você estimula no aluno a autoria a partir das tecnologias digitais?
- Essas facilidades auxiliam o aluno a empreender a autoria ou apesar delas, o aluno ainda prefere a postura passiva da educação bancária?


    Refletindo sobre as questões acima, acredito que ao utilizarmos textos, livros, sínteses ou qualquer outra elaboração, o fato de fazer referencia aos seus referidos autores é imprescindível que se respeite a propriedade intelectual e que  os direitos autorais, devem ser garantidos. Importante considerar também que todas as elaborações teóricas, cientificas, ou de qualquer gênero tem uma função social a cumprir, ou seja, deve obrigatoriamente ser disponibilizada  a todos.      
   Importante chamar a atenção dos alunos a este aspecto, pelo fato de que, ao despertarem para a valorização destes conhecimentos, destas produções sejam desafiados desta forma, a construir conhecimento também.
    Busco sempre destacar a questão do respeito aos direitos autorais, bem como da propriedade intelectual, sejam essas produções intelectuais pessoais, de escolas, universidades, institutos de pesquisa pois o autor despendeu um esforço em sua elaboração.
    Penso que uma maneira para desperta-los para isso é desafiando-os a elaborarem um texto, sobre um determinado assunto, e após questionar se gostariam que esse texto fosse utilizado sem fazer referencia ao mesmo.
    A criatividade na elaboração do conhecimento é fundamental para caracterizar o seu autor, o contexto no qual está inserido, dando-lhe maior direito de propriedade, entendida não na lógica do capital, propriedade individual, mas sim como propriedade coletiva.
   O direito a informação e ao processo de formação educacional são preponderantes ao direito de propriedade na perspectiva do capital, lucro, posse, dominação.
   A potencialidade e a facilidade de utilização das mídias são enormes, e por essa razão devemos estimular a autoria na elaboração dos trabalhos, desafiando-os a postarem na internet, capacitando-os e tornando-os conscientes, responsáveis por suas produções. Penso que a internet, as mídias são fundamentais para isso.
   Acredito que devemos estimular o aluno para a autoria através da utilização das tecnologias, contribuindo na superação da prática bancaria da educação e apontando para uma postura ativa, a partir do processo educativo. Penso que esta seja a verdadeira função do educador, contribuindo para a constituição de sujeitos da História.
Passo Fundo, 19/04/2011
Onesio Primo Longhi



Refletindo sobre o seu dia-a-dia e na forma como se relaciona com as tecnologias

- Quais as tecnologias  que mais utiliza?
- Você conseguiria ficar quanto tempo sem utilizá-las?
- Que facilidades e/ou dificuldades elas acrescentam na sua vida?
- De que forma poderia pensá-las na prática pedagógica?


            Refletir sobre os avanços tecnológicos é algo que nos desafia e nos compromete por vários fatores, ou seja, considerando que os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Este fato é sem dúvida, fundamental para uma possibilidade de inserção maior e melhor na sociedade.    
         Verificamos também uma evolução rápida no aspecto acima, da qual a educação não pode ficar de fora, pelo contrario, deve estar na vanguarda deste processo, pelas implicações disto, ou seja, ou nós ajudamos a fazer esta história ou outros a farão por nós e muitas vezes contra nós, excluindo ainda mais a grande massa de excluídos, sabendo-se que a função da educação é a de inclusão.
No tocante ao uso das tecnologias, faço uso diário da internet, para leitura de jornais, revistas, periódicos, enfim, tudo o que me possibilite estar informado, dos acontecimentos, locais, regionais, mundiais. A busca por livros, também é algo que me proporciona, mesmo estando em casa, escola ou outro lugar, fazer leitura, análise, tirar conclusões, ampliar meu nível de compreensão e conhecimento da realidade, pesquisando materiais, filmes, vídeos, comentários, etc..., para conhecimento e atualização pessoal, o que me possibilita uma melhor preparação para trabalhar no processo educativo.
O fato de mídias permitirem a comunicação com as pessoas e com o mundo, convergindo e complementando-se entre elas, e nisso, interferindo no processo ensino aprendizagem, de uma maneira muito profunda, da qual devemos estar obrigatoriamente plugados e atualizados, e acompanhando novidades, do contrario ficaremos mais para trás ainda. Faço uso também do celular, do telefone em meu trabalho. O fato que mais me desafia, e como utilizar esta ferramenta, com uma geração digital que navega muito bem nestas tecnologias, mas que ainda não percebeu a riqueza que existe, principalmente na internet, que poderá proporcionar uma riqueza muito grande na vida das pessoas, da qual o sistema escolar não pode fugir, apontando principalmente para a construção coletiva e colaborativa, iniciando pelo conhecimento. Considerando todos estes aspectos e muitos outros, verificamos que as tecnologias têm muito a contribuir.
Penso que ainda temos muito a avançar na perspectiva de uma melhor utilização pedagógica das tecnologias, iniciando esse processo com os educadores. Reafirmo, as tecnologias são fundamentais no processo de informação e formação na sociedade atual.
Passo Fundo, 21/04/2011
Onesio Primo Longhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário