7 de jan. de 2014

O Poder dos sonhos

Poder dos sonhos

                Somos especiais porque inteligentes e capazes de fazer a diferença no mundo. Capazes de marcar as nossas vidas e as vidas dos outros através dos nossos sonhos. O ideal mesmo é quando conseguimos fazer dos sonhos projetos de vida.  Pode alguém ser feliz sem sonhar, sem projetar o que será amanhã? Como seria a vida da gente se perdêssemos a liberdade de sonhar?
17 jovens formandos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Passo Fundo me contaram dos seus sonhos. Os jovens me confessaram muitas coisas. Sobre estas coisas, manifesto o maior respeito e consideração. Acredito que, por isso mesmo, suas ricas e valiosas revelações merecem ser lidas e conhecidas por outras tantas pessoas como você e eu.
Os jovens me confessaram que querem ser bem sucedidos, que se importam muito com a sua vida, mas também com a vida dos outros. Que desejam ajudar ou salvar vidas, quando a necessidade ou a realidade exigir.  Que acreditam em seus sonhos, que desejam superar seus familiares que não conseguem lutar por seus sonhos e conquistas. Que querem independência, sem precisar de ajuda de ninguém. Que querem ser grandes homens e mulheres. Que desejam profissão, casa própria, constituir família, bom emprego.
Os jovens insistiram na ideia de serem especiais e valorizados. Contaram, contudo, que é no dia a dia que podemos ser melhores seres humanos, buscando a felicidade. Desejam liberdade, mas nem sempre sabem por onde começar para conquistá-la. Imaginam  conquistar liberdade saindo de casa, saindo de Passo Fundo ou entregando a vida nas mãos de Deus. Muitos manifestam ainda que desejam seguir sua vida acreditando na força de seus pensamentos. Alguns temem por suas escolhas. Prefeririam não precisar escolher.
Agora que me apropriei dos sonhos destes jovens, o que fazer com eles? Ao conhecer seus sonhos, agora lhes presto reverência, admiração e respeito.
Vocês jovens são e serão do tamanho dos seus sonhos. Vencerão na vida se superarem os medos que os aprisionam. Serão médicos, arquitetos, professores, atores e atrizes, bombeiros, advogados e outras tantas profissões se não abandonarem seus sonhos, em razão das dificuldades que, com certeza, virão. Não esqueçam de que não realizamos nada na vida, muito menos os nossos sonhos e desejos, sem o apoio e colaboração dos outros. Os méritos das conquistas são sempre de cada um, mas a realização só é possível porque um batalhão de gente acreditou, investiu e disse para você: “vai, você é capaz de vencer e progredir; acredite mais em você; corra atrás de seus sonhos”. Mas, independente da profissão, busquem em primeiro lugar a realização pessoal.
Todo sonho abandonado leva um pouco da gente embora. Sonhos conservados, cultivados e bem cuidados levam a gente a ser alguém. “Ser alguém” foi definido por um dos jovens como “ter seus próprios pensamentos”.  Para sonho tornar-se realidade precisa de teimosia e investimento todos os dias. Quem sonha e realiza, faz a diferença!
Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário