28/03/2011

MIDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO AVANÇADO: Módulo "Linguagem da mídia impressa: escrita e visual".

ORIENTACÕES PARA AS ATIVIDADES DO MÓDULO - Renata Ribeiro

Módulo 4 - Linguagem da mídia impressa: escrita e visual

GUIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL


Refletir sobre:
  • as escolas estão preparadas para o uso de mídias impressas recorrendo a processos contemporâneos digitais, como as ferramentas de edição de texto e imagem?
  • quais os fatores que podem colaborar para a preparação dos professores para o uso das mídias impressas na educação, como computadores e impressoras?
  • é necessário conhecer as especificidades e a operação de cada uma?
  • qual o papel dos gestores neste processo?

Os questionamentos propostos pela tutora são muito importantes, pois nos levam a refletir sobre o nosso papel de educadores em processo de capacitação para contribuir ainda mais no processo de construção do conhecimento, utilizando as mídias.
O que podemos observar é que ainda as nossas escolas não estão preparadas para a utilização de modo geral das mídias.
Observando o comportamento da maioria dos educadores podemos afirmar que ainda há uma forte resistência na utilização das mídias impressas na educação. Diante disso há que se desafiar os educadores, com atividades bem práticas, concretas, que exijam a utilização das mídias, inicialmente para comunicação, troca de recados, textos, encaminhamentos realizados nas escolas, por exemplo, e-mail. Penso que a partir disso, podemos partir para ações mais exigentes, o que nos remete para a tomada de consciência da real necessidade da utilização desses meios, altamente atuais e necessários.
Estou apontando para uma ação estratégica de desafio-conquista de todos os educadores para o mundo virtual, no qual os nossos educandos estão altamente integrados e a maneira de chegar onde eles estão, penso que este pode ser o melhor caminho.
Conhecer todas as especificidades é muito importante, mas não necessariamente isso seja necessário. Necessário é ter o domínio do mínimo, conhecimentos e habilidades, para poder contribuir e aumentar o gosto pelo conhecimento, pela cultura. Diante disso, penso que o papel dos gestores é determinante, primeiramente proporcionando cursos de formação nas escolas. Outra coisa a ser feita é disponibilizar nos laboratórios de informática, recursos humanos, com um mínimo domínio dos recursos tecnológicos para auxiliar os educadores e educandos.
O continuo aperfeiçoamento é necessário e urgente, por mais desafiador que isto seja. Vale à pena.

Onesio Primo Longhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário