19 de dez. de 2010

COLEÇÃO: OS PENSADORES




Titulo: Pré-Socráticos
Ano: 1996
Editora: Abril Cultura

Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias. Assim são chamados, pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na filosofia. Muito pouco de suas obras está disponível, restando apenas fragmentos. O primeiro filósofo em que temos uma obra sistemática e com livros completos é Platão, depois Aristóteles. São chamados de filósofos da natureza, pois investigaram questões pertinentes a esta, como de que é feito o mundo. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia na época, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza.

Titulo: Aristoteles Vol. I
Ano: 1987
Editora: Abril Cultura


"Aristóteles foi, durante séculos, o oráculo da filosofia, e sua obra foi olhada como a soma dos conhecimentos humanos; emancipando-se de sua autoridade é que a filosofia abriu novos caminhos. Todavia, se havia acabado por se esclerosar numa escolástica, o pensamento aristotélico foi, em sua fonte, animado por imensa curiosidade científica e vigoroso espírito científico." Aristote et son École, Joseph Moreau, 1962.



Titulo: Aristoteles Vol. II
Ano: 1991
Editora: Abril Cultura

Ética a NicômacoAristóteles investiga neste texto o tipo de saber que se pode obter acerca da conduta a situação concreta do homem, um ser que está acima do animal, mas que não pode ser definido apenas pela pura razão. Neste meio-termo se colocará o que se deve entender especificamente por virtude.
Poética

Aristóteles aborda neste texto os gêneros literários vigentes no seu tempo: poesia, tragédia, comédia, história, observando as características de cada um. Ainda hoje, dificilmente se encontrará um estudo sobre literatura que não se refira a esta obra aristotélica, em que pela primeira vez esses temas foram sistematizados.




Titulo: Sócrates
Ano: 1987
Editora: Abril Cultura
Filósofo grego que viveu em Atenas, revolucionou a história da filosofia ao deslocar reflexão do mundo natural para o mundo humano. Ao fazer do diálogo o método de sua filosofia, procurou conhecer-se a si mesmo para saber em que consistia sua sabedoria.


Titulo: Platão
Ano: 1991
Editora: Abril Cultura
Os gregos antigos inventaram a democracia, a noção de cidadania e foram os primeiros a sentir e expor a necessidade de ultrapassar o terreno das meras opiniões, os ensinamentos dos mitos e as crenças supersticiosas. Propuseram-se a atingir um conhecimento verdadeiro, um saber efetivamente científico. Nessa busca, Platão, que cria sua Academia em 387 a.C. em Atenas, tem papel fundamental. Apura a dialética socrática para torná-la apta a desenvolver um saber sistemático, capaz de se alçar do sensível para o inteligível — o mundo das idéias.





Titulo: Filme Descartes. 
Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta) sobre grandes filósofos da Humanidade, a Versátil e o Instituto Luce apresentam Descartes, excelente cinebiografia do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596 - 1650), considerado o fundador da Filosofia Moderna e autor da frase "penso, logo existo." Em quase três horas, Rossellini realiza, com o seu realismo característico, um retrato fascinante da vida de Descartes e de sua busca incessante pelo conhecimento. Acompanhamos várias décadas da vida do pensador, incluindo a escrita e publicação de O Discurso do Método e de suas principais obras, o debate em torno do método cartesiano e seus estudos de geometria analítica. Inédito no Brasil, Descartes é um filme obrigatório para professores, estudantes, pesquisadores e todos os interessados em Filosofia. Descartes entrou para a Historia do conhecimento com a frase famosa: "Penso, logo existo".


Título Original: Descartes
Direção: Roberto Rossellini
Gênero: Drama.
Duração: 162 minutos.
Áudio: Italiano
Legenda: Português
Tamanho do arquivo: 1.4 GB (Divididos em 2 partes

Assistir Trailer

Parte 01 (700 MB) >Download
Parte 02 (681 MB) >Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário