22 de abr. de 2012

Carta de Intenções_Onesio

1. Origem e justificativa (porque pesquisar e escrever sobre este assunto? Qual a relevância social do tema? O que ele trará de contribuições?)
- Diante da realidade atual, onde os desafios que o mundo nos propõe, considerando estarmos vivendo na era do conhecimento e devido a importância de todos os cidadãos, especialmente os educadores acompanharem as mudanças da sociedade e a devida inserção das tecnologias no processo educativo.
2. Problema e questão inicial (em forma de pergunta)
- De que forma o domínio e uso das TICs podem contribuir na capacitação metodológica do educador, aspecto fundamental para o processo ensino-aprendizagem e de inclusão social?
- Como os educadores podem construir conhecimento, associando os conteúdos escolares com as TICs, apontando para uma práxis transformadora da realidade não só educacional, capacitando para a construção autônoma e coletiva do conhecimento?

3. Campo teórico (autores de referência que serão utilizados na escrita do artigo)
- José Manuel Moran; Paulo Freire: José Armando Valente, Marilena Chauí e outros.

4. Objetivos (geral e específicos)
Objetivo Geral:
- Compreender a importância e devida utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de formação continuada dos educadores e construir um processo que desafie os jovens na busca de cultura.
Objetivos Específicos:
- Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação objetivando à melhoria da qualidade do ensino na Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães;
- Repensar a prática pedagógica, evidenciando a importância da inserção das mídias na perspectiva da melhoria da qualidade da Educação;

5. Metodologia (como o trabalho será feito, quando? com quem? onde?)
O trabalho de pesquisa-estudo foi realizado e será ampliado durante este mês, com os educadores e educandos da Escola Estadual General Prestes Guimarães, através de questionários e reuniões com os educadores.

6. Cronograma (previsão de datas para entrega do referencial; coleta de dados; análise dos dados; primeira versão, segunda versão e versão final)
Ø      Coleta de dados: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho e Julho;
Ø      Análise dos dados: Abril, Maio, Junho e Julho;
Ø      Primeira versão: Maio;
Ø      Segunda versão: Junho;
Ø      Versão final: Agosto;

7. Referências (bibliografia que será utilizada)

PAPERT,   Seymour.  A máquina das crianças: repensando a escola  na  era  digital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MORAN, José Manuel.  Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1, p. 137-144, set. 2000.

MORAN, José Manuel.  Novas Tecnologias e mediação pedagógica / José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. – Campinas, SP: Papirus, 2000. – (Coleção Papirus Educação)


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